O Programa Nacional de Aceleração de Startups (Start-UP Brasil)está entre os 11 vencedores do prêmio promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) é uma das instituições gestoras do Programa Start-Up Brasil, que concorreu com outras 102 iniciativas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.A classificação final e o destaque em sustentabilidade serão divulgados na solenidade de premiação, prevista para março de 2016.

 

A 20ª edição do Concurso teve como objetivo incentivar iniciativas inovadoras na gestão pública, além de disseminar soluções inspiradoras e reconhecer o espírito de equipe nas ações de ordem pública e privada.

Para avaliar as iniciativas, o ENAP levou em consideração, entre outros critérios, a introdução de inovação em relação a práticas anteriores, resultados positivos comprovados quanto à contribuição para a resolução da situação-problema ou atendimento à demanda do público-alvo ou aos direitos dos cidadãos e o grau de sustentabilidade na implementação das ações e obtenção dos resultados da iniciativa.

As melhores experiências vencedoras serão contempladas com visitas técnicas internacionais, que terão objetivo de propiciar o intercâmbio de conhecimentos e experiências com governos estrangeiros.

O programa

O Programa Start Up Brasil é uma iniciativa do governo federal, criada pelo MCTI, que conta com a parceria do CNPq como um dos executores e aceleradoras para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica (startups). A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) é a gestora operacional do programa.

O Start-UP Brasil integra o Programa Estratégico de Software e Serviços de (TI Maior), inserido em uma das ações da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti).

Coordenação de Comunicação do CNPq