O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação convida toda comunidade acadêmica para participar da Palestra sobre Métodos Ágeis, com palestrantes nacionais, segue a chamada.

Na próxima quinta-feira, dia 14/09, teremos dois convidados que farão palestras sobre métodos ágeis. As palestras vão acontecer no auditório do auditório do PCT Guamá, começando às 9h:30m.
As palestras são particularmente relevantes para alunos procurando temas de pesquisa (seja na IC, mestrado ou doutorado).

Detalhes das apresentações:

Titulo: Design de Software em Métodos Ágeis

Resumo: Metodologias clássicas de desenvolvimento de software possuem uma abordagem de design de software baseada em tradicionais processos de engenharia, onde inicialmente é feito um grande projeto e em seguida esse projeto é implementado. Devido a natureza dinâmica de um software, muitos problemas não podiam ser previstos e algumas estruturas introduzidas no projeto acabavam nunca sendo utilizadas. Sendo assim, não era obtido o retorno esperado sobre o investimento feito nessa grande fase inicial. As metodologias ágeis propõe uma abordagem diferente, na qual o design do software vai emergindo e evoluindo durante a construção da aplicação. Para que seja possível evoluir o código e sua modelagem de forma segura, é necessário ter disciplina e utilizar técnicas como o TDD e refatoração no desenvolvimento da aplicação. Essa palestra irá apresentar aos participantes os fundamentos do design emergente de aplicações através de técnicas como TDD e refatoração, a fim de mostrar como é possível modelar e evoluir uma aplicação de forma contínua.

Eduardo Guerra is researcher in the National Institute for Space Research (INPE) in Brasil, where he is the current coordinator of the graduate program in Applied Computing. He was a teacher in one of the most recognized engineering institutes in Brasil, the Institute of Aerospacial Technology (ITA), for 6 years, where he concluded his graduation, mastering and PhD. He is currently developing an on-line specialization course about software design and agile methods in partnership with ITA for the Coursera platform.  He was for 7 years the chief-editor of a programming magazine focused on the Java platform called MundoJ and he also have 2 books about software design published in portuguese: “Design Patterns com Java: Projeto orientado a objetos guiado por padrões” and “Componentes Reutilizáveis em Java com Reflexão e Anotações”. His research areas are framework development, software design and architecture, software repository mining, and agile methodologies, which resulted in several papers published in recognized conferences and journals. He participate actively from the patterns community, being a member of the board from Hillside Group.

Título: Como Fazer e Não Fazer Agile

Resumo: nesta palestra apresentarei resultados de pesquisas realizadas em três projetos de desenvolvimento de software de Recife-PE, bem como relato de experiência com consultoria em Melhoria de Processo de Software em Pernambuco e na Paraíba.

Fernando Kenji é professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010-2012), e doutorando do Centro de Informática da UFPE. Atua na área de Engenharia de Software através de pesquisas acadêmicas, e prestou consultoria (implantação e avaliação) em modelos de qualidade de software, o MPS.BR e CMMI (DEV e SVC), juntamente com as Metodologias Ágeis, mais especificamente com o SCRUM, tendo realizado serviços para empresas vinculadas ao Porto Digital de Pernambuco e da cidade de João Pessoa em 2010 e 2011.