O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica para participar das Defesas de Qualificação de Doutorado e Dissertação de Mestrado abaixo relacionadas: 

 

DEFESA DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO: 

1) Aluno: Fernando Nazareno Nascimento Farias

Matrícula: 201520080008

Título: "VSDNLight: Orquestração de Redes Virtuais Definidas por Software Através de Hipervisores Leves". 

Orientador: Prof. Dr. Antônio Jorge Gomes Abelém 

Data: 26/06/2018

Hora: 09h00

Local: LABTIC da Universidade Federal do Pará

 

Banca Examinadora: 

  1. Prof. Dr. Antônip Jorge Gomes Abelém - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Prof. Dr. Eduardo Coelho Cerqueira - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Raimundo Viegas Junior - Membro Externo (FACOMP/UFPA)
  4. Pesquisador Billy Anderson Pinheiro - Membro Externo (UFPA) 
  5. Prof. Dr. José Ferreira de Rezende - Membro Externo (UFRJ)

Resumo

Com o surgimento das redes definidas por softwares (SDN) e características como programabilidade e abstração na infraestrutura, permitiu-se criar novas soluções de virtualização de redes, não apenas compartilhando utilização de um recurso especifico da infraestrutura, mas também, compartilhando parte ou toda visão topológica da mesma, ou seja, qualquer recurso disponível da infraestrutura. Para construção de redes virtuais definidas por software (VSDN) em fatias ou slices da infraestrutura física, faz-se a utilização de soluções de hipervisores. No entanto, essas soluções vêm apresentando limitações de escalabilidade e desempenho. O objetivo principal do trabalho é apresentar uma proposta de orquestração de uma nova forma de prover redes virtuais definidas por softwares que integrem soluções no plano de dados e controle através de hipervisores com menos atribuições de orquestração e controle dos elementos da infraestrutura física, que serão chamados, hipervisores leves. 

Palavras-Chave: Redes Definidas por Software; Virtualização; Hipervisores Leves.  

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO:

2) Aluno: Isaac Souza Elgrably

Matrícula: 201620070019

Título: "O Uso de Elementos de Gamificação Para o Ensino da Técnica de TDD". 

Orientador: Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Data: 29/06/2018

Hora: 09h00

Local: LABCOMP I do Instituto de Ciências Exatas e Naturais 

 

Banca Examinadora:

  1. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira - Orientador (PPGCC/UFPA)
  2. Profa. Dra. Marcelle Pereira Mota - Membro Interno (PPGCC/UFPA)
  3. Prof. Dr. Carlos dos Santos Portela - Membro Externo (UFPA/CAMPUS CAMETÁ)

Resumo

Com a maior imersão das equipes de desenvolvimento de software aos métodos e práticas ágeis, tornou-se necessário que os alunos tenham cada vez mais cedo o contato com práticas oriundas dos Testes Ágeis. Assim, este estudo tem como objetivo utilizar conceitos de gamificação para estimular o apoio ao ensino e engajar a motivação de um grupo de alunos na disciplina de Qualidade de Software ministrada na graduação e pós-graduação. Para isso, foram separadas aulas para o ensino de testes ágeis que utilizaram elementos como motivação para os alunos. Diante disso, esta pesquisa teve como resultado um enriquecimento do conhecimento destes alunos em práticas de testes. Este trabalho busca como contribuir com o ensino de práticas ágeis para alunos, visando um melhor preparo para o mercado de desenvolvimento de Software. Pôde-se constatar, ainda, que a utilização de elementos da gamificação para o ensino de testes ágeis foi eficiente, pelo fator de que os alunos participantes dedicaram-se mais às tarefas e foram participativos em todos os diferentes cenários de aprendizagem que foram ministrados.   

Palavras-Chave: Gamificação; Aprendizado; Ensino; Desenvolvimento Guiado a Teste.